Georreferencie com GCPs e obtenha linhas de contorno repetidas

 

Como muitas empresas de mapeamento que operam drones DJI para topografia, a empresa colombiana KiteMap usa pontos de controle de solo para georreferenciar com precisão imagens aéreas. A empresa usa o Emlid Reach RS para definir os GCPs de maneira precisa e econômica.

 

Local de teste com pontos de controle no solo

 

Para verificar a precisão das ortofotos e do DEM obtidos com os GCPs, a equipe do KiteMap realizou um teste em um de seus locais. O objetivo foi demonstrar a necessidade de pontos de controle no solo comparando linhas de contorno (linhas com a mesma altura) extraídas de modelos em várias altitudes de vôo (30m, 40m, 60m e 90m) e obtidas com e sem controle de solo.

 

Configurando pontos de controle de solo no local de teste

 

Fluxo de trabalho para criar linhas de contorno do local:

  1. Distribua os GCPs pelo local de interesse.
  2. Pesquise coordenadas de GCPs com o Reach RS.
  3. Voe a missão com DJI Fantasma 4 Pro para adquirir imagens aéreas.
  4. Processe os dados (GCPs e imagens com geotags) usando o software de georreferenciamento de imagens.
  5. Processe ortofoto e DEM.
  6. Extraia as linhas de contorno do modelo (em locais com vegetação densa também é necessário aplicar alguns filtros).

 

GCPs no DEM

 

TO resultado mais importante do teste é visto claramente nas imagens abaixo. Na imagem à esquerda, as linhas de contorno são extraídas dos modelos com GCPs. Podemos ver que todas as linhas são quase idênticas e têm a mesma forma.

A imagem à direita representa as linhas de contorno extraídas dos modelos processados sem os GCPs. Ao contrário da imagem à esquerda, esta mostra que as linhas de contorno divergem e, em alguns lugares, não correspondem. Este exemplo mostra mais uma vez que a configuração de pontos de controle de solo é uma parte essencial do fluxo de trabalho do mapeamento.

 


Com GCPs


Sem GCPs

 

Com um conjunto de Reach RS comunicando via rádio LoRa integrado, você pode definir quantos GCPs no modo RTK forem necessários. O processo é rápido e não requer conexão com a Internet. Locais de pontos de controle são gravados com o aplicativo ReachView disponível para iOS e Android. Após o trabalho de campo, você pode exportar dados para o seu software de mapeamento preferido nos formatos CSV, GeoJSON, DXF ou ShapeFile.

 

Sobre o KiteMap

A KiteMap Engenharia está sediada em Bogotá, Colômbia e é operada por Juan Felipe Chaves. A empresa contribui para o desenvolvimento do mercado de serviços de drones colombianos e é especializada em aplicações de engenharia civil, como escavação e monitoramento de taludes. Visite a página do Facebook do KiteMap para mais informações.

 

Todas as imagens usadas neste post são cortesia do KiteMap.